Translate

sexta-feira, maio 4

Vestido de noiva

Dicas e truques para garantir um vestido perfeito para o dia mais importante da sua vida Por 
 
Fonte: Thinkstock
Sem sombra de dúvidas, o vestido escolhido para o grande dia será uma das peças mais importantes que uma mulher vestirá em toda a sua vida. Por isso, escolher um vestido de noiva é uma tarefa difícil e, para muitas, complicada. Além de todos os preparativos do casamento, a noiva precisa reservar um tempo especialmente para pesquisar modelos e visitar lojas especializadas até encontrar o vestido dos seus sonhos.
E para que o vestido seja perfeito, é preciso levar todos os detalhes em consideração. O tipo de cerimônia, o horário e o local em que será realizada a recepção e a festa, o biotipo da noiva e, sobretudo, seu estilo pessoal. O mais importante é decidir por um vestido que valorize sua beleza e permita que você se sinta totalmente linda e segura para celebrar o dia do seu casamento.
Para ajudar nesse processo, o TodaEla separou algumas dicas essenciais para aquelas que já estão com a data do matrimônio marcada ou ainda para as que sonham com o grande dia. Confira esses truques e garanta o vestido perfeito para comemorar um momento tão especial.
A hora certa de comprar o vestido
Por mais difícil que seja, procure controlar a ansiedade de sair logo após o noivado procurando vestidos de noiva. A peça é uma das grandes atrações da cerimônia e, por esse motivo, acaba sendo um dos detalhes que as noivas mais desejam procurar e escolher.
No entanto, a escolha definitiva do modelo dependerá totalmente de muitos outros fatores. Ao ser pedida em casamento, o primeiro passo no planejamento é determinar o tipo de cerimônia (religiosa, civil ou confraternização familiar), o local onde será a comemoração (igreja, salão, restaurante, campo ou praia), a época do ano (inverno, verão ou meia estação), o horário da cerimônia, recepção e festa (manhã, tarde ou noite) e por aí vai.
Fonte: Thinkstock
Todos esses fatores vão ajudar a definir o tipo de vestido que você vai escolher. Casamentos matutinos, por exemplo, pedem vestidos mais simples e com pouco brilho, já para recepções realizadas em locais abertos, é possível usar um vestido com mangas para driblar as mudanças de temperatura.
Mas isso não significa que você não possa começar a busca de modelos interessantes e que correspondam à sua expectativa. Sites, revistas e feiras especializadas no ramo podem contribuir com uma grande variedade de fotos dos mais diferentes modelos de vestidos. Quando finalmente chegar a hora de escolher o seu, o fato de já ter algumas ideias em mente facilita bastante e ainda diminui seu desgaste.
Tenha cautela com as influências
É muito importante levar pessoas de confiança para ajudarem na escolha do vestido. As madrinhas, melhores amigas, irmãs, mães e sogras são ótimas acompanhantes para dividir um momento tão especial. Mas saiba que é preciso ter muita cautela com as opiniões que elas emitirem sobre as suas escolhas.
O objetivo ao escolher um vestido de noiva é optar por uma peça única, que ressalte suas belezas naturais e valorize o que você tem de melhor. Além disso, o vestido deve respeitar o seu estilo pessoal e estar de acordo com o seu gosto.
 
Fonte: Thinkstock
Sendo assim, um dos maiores erros que uma noiva pode cometer é decidir por um modelo apenas para agradar a mãe, a sogra ou as amigas. É preciso saber lidar com as influências e fazer suas escolhas sozinha, levando em consideração a opinião das mulheres que lhe acompanham, mas sempre mantendo seu posicionamento e a palavra final na hora de escolher o melhor vestido para você.
A noiva é a grande estrela do casamento e deve se sentir linda e impecável com um vestido que lhe proporcione todo o conforto e segurança. Para evitar muitos palpites e dúvidas, o ideal é levar duas pessoas bem próximas e de confiança junto com você nas visitas às lojas. Escolha suas acompanhantes com carinho e tenha a certeza de que elas poderão contribuir e ajudar nesse momento especial.
Nem sempre os descontos são favoráveis
Quem está às voltas com o planejamento de um casamento sabe que o momento representa um alto investimento. Por esse motivo, nunca é demais procurar novos fornecedores, pesquisar preços e pedir descontos sempre que possível para minimizar os custos da cerimônia e da festa.
Porém, tenha muito cuidado para não cair na armadilha de comprar um vestido lindo daquela grife incrível só porque ele está com um superdesconto. Procurar liquidações é uma boa ideia e pode valer a pena para algumas noivas, mas não aposte todas as suas fichas nas peças em promoção.
Muitas vezes, uma loja anuncia descontos que são válidos apenas para as peças de coleções antigas ou que estão em exposição na vitrine. Você deve ter em mente que esses vestidos já foram provados muitas vezes e sofreram desgastes naturais com o passar do tempo. Se decidir comprar um vestido nessas condições, certamente você poderá contar com um belo desconto, mas será preciso conferir a peça atentamente para não ter surpresas depois.
Rasgos, manchas, defeitos, zíperes estragados e bordados desfeitos podem ser alguns dos danos que você encontrará em um vestido de mostruário. Algumas noivas compram esses vestidos com a intenção de repará-los antes da festa, no entanto, os gastos com reformas podem ser altos e, no final, teria sido mais vantajoso optar por um vestido novinho e perfeito, do jeito que você sempre quis.
Prefira um vestido do seu tamanho
 
Fonte: Thinkstock
Grande parte das mulheres vive em constante briga com o ponteiro da balança. Com a chegada do casamento, essa briga se intensifica e ainda é sustentada pelo desejo de entrar em um vestido menor do que o manequim que a noiva realmente veste.
Encomendar um vestido menor que o seu tamanho é um erro comum entre as noivas. É fácil compreender o desejo de perder alguns quilinhos para ficar mais bonita nas fotos e recordações do casamento, mas optar pelo tamanho errado do vestido pode acabar causando incômodos e dores de cabeça.
Mesmo que você não esteja contente com o seu peso e aparência física, escolha um modelo que fique bem no seu corpo do jeito que ele está. Depois de algumas provas do vestido, se você notar que perdeu peso ou diminuiu algumas medidas, pode solicitar que sejam feitos ajustes na peça para que ela fique de acordo com o seu novo biotipo. Essa alternativa é melhor do que subir ao altar com um vestido muito justo ou ter que trocar o modelo na última hora.
Respeite seu estilo
 
Fonte: Thinkstock
Algumas dicas que demos para as maquiagens das noivas também valem na hora de escolher o vestido. Entre elas, respeitar o seu estilo pessoal é uma das mais importantes. Se você não costuma usar saias curtas ou decotes muito profundos, por exemplo, evite esses tipos de vestido para não se sentir desconfortável durante a festa.
Leve isso em consideração quando estiver procurando opções de modelos em sites e revistas e separe apenas aqueles vestidos que estejam dentro da proposta de estilo e cerimônia que você está planejando. Nas lojas, procure provar o máximo de modelos possível, mesmo que eles não pareçam tão bonitos. A melhor maneira de saber como um vestido fica no corpo é provando-o e o cabide pode nos enganar, então vista as peças e explore as possibilidades.
Certamente, durante a sua busca pelo tão sonhado vestido, você vai se surpreender ao provar um modelo maravilhoso e perceber que ele não combina com você. Por outro lado, é possível se apaixonar por um vestido que, à primeira vista, não chama a atenção, mas que ao ser provado, valoriza seu corpo e a deixa ainda mais bonita.
Investir pesado em um vestido pode não ser uma boa escolha
Entre os preparativos da noiva, provavelmente o vestido será o item mais caro a ser comprado ou alugado. Verifique as opções que você tem, pesquise em lojas diferentes e até mesmo em costureiras especializadas em vestido de festa.
Saiba que a locação pode ser um ótimo negócio e, se você quiser garantir um vestido novinho em folha, pode optar pelo primeiro aluguel de um vestido, que é mais caro do que a tabela normal de aluguéis, mas costuma sair bem mais em conta do que adquirir uma peça.
Tenha em mente que seus gastos vão muito além do vestido. É preciso estar preparada para desembolsar com outros elementos, como lingerie, sapatos, joias e acessórios. Dependendo das suas escolhas, esses itens também podem representar um valor bastante alto.
Prove o vestido com o corpo inteiro
Quando for fazer as provas do vestido, analise todos os fatores que podem influenciar no seu conforto. Uma cauda muito longa, mangas justas ou até mesmo um véu volumoso podem atrapalhar a sua movimentação e gerar incômodos.
Você precisa lembrar que vai passar várias horas com o vestido, fazendo todo o tipo de atividade. Então procure se sentar, levantar, caminhar, dançar, mover os braços e experimentar os movimentos que você certamente fará durante a festa.
 
Fonte: Thinkstock
O modelo não pode incomodá-la ou exigir que você fique o tempo todo se ajeitando. Alças que caem, decotes que precisam ser conferidos ou um corpete que aperta ao sentar são sinais de que o modelo não está adequado ou requer ajustes para ficar de acordo com o seu corpo.
Também preste muita atenção nos tecidos e detalhes que compõem o vestido. Bordados podem enroscar nas joias, rendas podem dar coceiras na pele, alguns tecidos amassam com muita facilidade e outros são quentes demais e podem fazê-la suar sem necessidade.
Faça a harmonia prevalecer
Assim como qualquer outra peça de roupa, você pode – e deve! – escolher um vestido que valorize o que você tem de melhor e ajude a esconder aquilo que não lhe favorece. Procure dar destaque ao colo, a cintura, as pernas ou qualquer outra parte do corpo que lhe agrade e seja digna de ser mostrada.
Já as gordurinhas localizadas, manchas na pele ou até mesmo a sua altura, podem ser facilmente disfarçadas com o vestido certo. Existem modelos de vestidos para todos os biotipos, que permitem diminuir ou aumentar o volume dos seios, disfarçar ou evidenciar a altura, dar a impressão de que se está mais magra ou mais cheinha e por aí vai.
 
Fonte: Thinkstock
Mais uma vez, prove os mais diferentes modelos para ver quais deles atendem às suas necessidades. Lembre-se de que os acessórios vão ajudar a compor o seu visual no dia do casamento. Também é importante provar o vestido acompanhado de luvas, véu, buquê, joias, sapatos, acessórios de cabelo e outros itens que serão usados para complementar o vestido.
A partir daí, basta combinar os elementos para valorizar o vestido e o seu corpo de maneira harmoniosa. Ao analisar o conjunto, você terá uma ideia de como ficará e já poderá visualizar a sua produção completa para o dia mais especial da sua vida.

Fonte: www.uol.com.br
Fabrizia Ribeiro em 09/03/2012 19:51, em Moda