Translate

quinta-feira, maio 3

Roupas como cuidar bem


Aprenda a decifrar os símbolos das etiquetas para manter as peças novas por mais tempo Por Lediane Filus em 05/12/2011 16:45, em Organização

O caminho que as suas peças de roupa percorrem da lavanderia até voltarem ao armário é um dos fatores determinantes de quanto tempo elas irão durar. Isso porque lavar, secar e passar cada modelo da forma adequada faz toda a diferença.
E acertar nessas etapas é mais fácil do que você imagina. Todo vestuário possui etiquetas com símbolos internacionais que indicam como deve ser feita sua limpeza. Por mais caro ou fino que seja o tecido, é preciso seguir à risca as indicações para preservar as características originais do modelo. Do contrário, o desgaste será inevitável e ela poderá manchar, desbotar, rasgar ou ficar com um aspecto envelhecido.
Para cada tipo de material, há uma recomendação específica. Nesse contexto, a temperatura da água, o tipo de alvejante utilizado, a intensidade da lavagem, a forma de secagem e o vapor do ferro são apenas alguns dos fatores que podem variar. Por isso, preste atenção às informações das etiquetas para manter as roupas com aparência nova por mais tempo.

 

Regulamentação

Os símbolos que aparecem nas etiquetas e às vezes são difíceis de decifrar seguem um padrão determinado pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que visa a evitar ainda mais complicações.
Eles formam cinco categorias: processo de lavagem, regras de alvejamento, secagem, processo de passadoria e indicações para limpeza profissional, no caso de necessidade de lavagem a seco ou úmida.
Além das dicas de cuidados, as etiquetas devem conter outras informações, que são determinadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Entre elas estão os dados do fabricante, CNPJ, país de fabricação, tipo do tecido usado, tamanho da peça e, claro, as instruções de lavagem.
Por isso, aprenda a decifrar todos os dados e não deixe de consultá-los regularmente. Assim, a durabilidade das suas roupas vai aumentar consideravelmente.

Processo de lavagem

As indicações para lavagem da peça são representadas pelo desenho de um recipiente com líquido. Se nele houver o símbolo da mão, a roupa pode ser lavada somente de forma manual. Do contrário, o uso da máquina de lavar está permitido.
Os números imersos da água representam a temperatura máxima para a limpeza. A intensidade do processo (extrassuave, suave ou normal) é determinada por linhas que ficam abaixo do desenho do recipiente.

Alvejamento

O símbolo que indica as regras para alvejamento é o triângulo. As possibilidades incluem lavar com ou sem o produto e utilizar apenas as versões com cloro ou sem o componente.

Secagem

O quadrado é o símbolo que indica as variações no processo de secagem. Se dentro dele houver um círculo, é possível colocar a peça na secadora. Porém, nesse caso, é preciso levar em consideração a temperatura utilizada, que é indicada por pequenos pontos dentro da circunferência.
Há ainda indicações para secar à sombra, na horizontal ou no varal, todos representados por diferentes traços no interior do quadrado.

 

Processo de passadoria

Para essas instruções, o símbolo usado é o ferro de passar. Para essa tarefa, é preciso observar se a peça deve ser passada com ou sem vapor e em qual temperatura, que é representada por pequenos pontos (de um a três) presentes no interior do desenho.

Limpeza profissional

Alguns tecidos ou peças com bordados exigem lavagem profissional que envolve modalidades a seco ou com umidade feitas de forma especializada. Nesse caso, a etiqueta da roupa irá conter círculos que indicarão as diretrizes da higienização da peça.
As determinações também incluem qual deverá ser a intensidade da lavagem, quais os produtos devem ser adicionados no processo e a temperatura ideal. Por isso, para esses modelos é fundamental manter a etiqueta sempre no lugar, para evitar erros da lavanderia.
Suas peças agradecem o cuidado e, em troca, irão durar por muito mais tempo.

Fonte:www.uol.com.br