Translate

quinta-feira, maio 3

Montaria para o inverno


Saiba como usar e quais as peças principais para compor looks elegantes 
 
 
Fonte: Reprodução/Czech C./Samantha S./Ida G.
Você não precisa ter um cavalo e nem fazer aulas de equitação para estar em sintonia com a tendência que está superforte nesse inverno: o estilo montaria. As roupas e botas inspiradas nas vestimentas dos jockeys e cavaleiros estão tomando conta da moda, sendo que até diversas marcas internacionais apresentaram as últimas coleções com looks dessas referências, como a Hermès e a Givenchy.
Essa tendência da moda equestre está sendo usada de forma mais urbana e com muita elegância, pois as peças são mais alinhadas, lembrando as roupas de equitação como a calça montaria, a camisa e o blazer curtinho, que fazem parte dos uniformes hípicos.
Vale destacar que você não precisa usar no mesmo look todas as referências do estilo, correndo o risco de ficar excessivo. É importante dosar o uso das peças e saber quais combinam melhor com o seu corpo.
A consultora de moda Ana Paula Lima, orienta: “Para usar a moda equestre de forma elegante é preciso primeiro adequá-la ao seu biótipo, usando combinações que complementem o estilo, mas tomando cuidado para não exagerar e ficar com cara de fantasia ou de quem acabou de sair da hípica”.
 
Fonte: Reprodução/Rachel-Marie J.
As referências dessa tendência ainda vão além, incluindo peças de perfil campestre, como aquelas inspiradas no estilo dos pampas ou na vida da alta classe dos campos da Inglaterra. Inspirações country e de cowboy também aparecem, mas de forma muito sutil como nos detalhes de franja ou no uso da estampa xadrez mais discreta e aristocrática.
Nas roupas femininas de estilo montaria o maior destaque vai para a calça jodhpur, que é aquela bem ajustada ao corpo e que pode ter um aplique de camurça nas pernas, trazendo a referência da original de quem a utiliza para os esportes hípicos.
Os blazers e casaquetos curtinhos com dois ou três botões também fazem parte das peças inspiradas na moda equestre. Assim como as camisas e as tão adoradas botas de montaria, que já estão nas tendências da moda brasileira há algum tempo, ganhando ainda mais destaque nessa temporada.
O estilo montaria é fácil de usar, sendo ainda confortável, clássico e muito charmoso. Confira abaixo mais algumas dicas que o TodaEla selecionou para você com a colaboração da consultora de moda Ana Paula Lima.
Peças-chave do estilo
 
Fonte: Reprodução/Robin V./Asos/Minh T.
Se você quer aderir à tendência da moda equestre, não são necessários grandes investimentos e nem aquisições complicadas que você deve fazer nas lojas. Tanto que muitas das peças utilizadas no estilo já podem estar no seu guarda-roupa, sendo preciso apenas saber qual a melhor forma de combiná-las.
Quer um exemplo? As camisas fazem parte das peças que podem se adequar à moda equestre. “As camisas de vários estilos caem muito bem na tendência, como as de laço na gola, babados ou de colarinho, que são supercuringas. Essas peças podem ser de tricoline, seda ou algodão”, afirma a consultora Ana Paula Lima.
Sabe aqueles casaquinhos que as praticantes de hipismo usam? Eles também viraram inspiração para diversas marcas criarem peças similares, sendo versáteis e fáceis de combinar com várias peças.
Além de terem corte feminino, mas clássico, esses blazers podem ser enriquecidos com detalhes que fazem toda a diferença no visual, como conta a consultora Ana Paula: “Os blazers acinturados dão um charme especial na moda equestre, sendo ótimos para compor o look. A tendência do peplum (aquela sainha ou babadinho na barra) também aparece nos blazers e jaquetas, dando um toque a mais de feminilidade no visual”. Apliques de couro nos cotovelos também aparecem em algumas modelagens.
Calças ideais
 
Fonte: Reprodução/ Mary R.
Agora, falando de calças, se você tem no seu guarda-roupa leggings e skinnies, saiba que esses modelos se adaptam perfeitamente ao visual equestre quando usadas com botas montaria, além da calça ícone do estilo: a jodhpur.
“A bota montaria (de salto baixo e cano longo) é a peça ideal para ser usada com as calças jodhpur, que devem ser sempre justas na perna”, comenta Ana Paula. As calças jodhpur podem ser usadas com jaquetas e blazers acinturados (curtos ou mais compridos), camisas e blusas mais sequinhas.
Porém, quem é mais cheinha e tem o quadril largo, é necessário ter mais cautela no uso desse tipo de calça, tomando o cuidado de utilizá-la sempre com blusas e casacos que cubram a área até as coxas.
Já quem é muito alta e magra, é importante evitar que o look seja todo monocromático, pois pode alongar a silhueta ainda mais. Ao contrário das baixinhas, que podem abusar da monocromia e usar a bota com o cano um pouquinho mais curto.
Um dos tipos de calça que também fazem parte do estilo é a bombacha, porém é necessário bastante cuidado ao usá-la, pois não é uma modelagem muito fácil de compor um visual certeiro. “As bombachas, que são largas no quadril e na perna, são bem difíceis de cair bem se a mulher não for alta e magra. Para usá-la, a peça de cima deve ser bem sequinha”, indica Ana Paula.
Combinações e padronagens
Anteriormente, citamos já os blazers como uma das peças mais cotadas para a composição dos looks de montaria. Segundo a consultora Ana Paula, os modelos acinturados curtos e compridos são ideais, dando destaque também para as charmosas opções bicolores. Eles podem ser usados por cima de camisas mais justas, blusas sequinhas de decote redondo (manga curta ou longa) ou de gola alta. Para dar um toque a mais de charme, você pode investir em acessórios como os lenços e echarpes no pescoço, que complementam o look de forma chique e elegante.
Existem outras peças que se adequam bem ao estilo equestre como o colete, os ponchos e os tricôs. Além disso, as jaquetas curtas, acinturadas ou com faixa, também são boas opções para usar com a calça montaria, sendo mais indicadas para quem está com o shape em dia.
 
Fonte: Reprodução/Carly J.
Opções de couro e camurça, em peças inteiras ou em detalhes, também podem deixar o look ainda mais sofisticado e em sintonia com o estilo. Além desses materiais, existem mais referências de padronagens e texturas que marcam o estilo como a lã, o veludo, as franjas e o tweed. Nas estampas, destaque para o xadrez, as listras verticais e o argyle.
Não são apenas as calças que combinam com o estilo, é possível também fazer um estilo equestre com vestidos, saias e até shorts (usados com meia), de tecidos mais encorpados e neutros, combinados com a bota montaria.
Voltando à calça jodhpur ou montaria, é importante destacar que ela não combina com qualquer tipo de sapato como sandálias de salto e tiras, nem com anabelas, rasteirinhas e tênis.
A consultora Ana Paula também dá a dica de outras combinações do estilo que podem ser feitas com outros tipos de sapatos: “Além das botas, as sapatilhas também caem bem com as calças montaria, assim como as botas de salto e cano alto, botas de cano curto e médio (com ou sem salto) e as cuissards (com o cano acima do joelho)”, sugere.
* * *
Agora, que tal aproveitar as sugestões e usar esse estilo elegante e que combina superbem com o atual outono e com o inverno que está chegando? A tendência se adequa a vários tipos de ocasiões como o trabalho, eventos diurnos e até para jantares e encontros formais. Além de tudo, é versátil e muito bonita.

Fonte: www.uol.com.br
Por Claudia Borges em 20/04/2012 16:22, em Moda