Translate

quinta-feira, maio 3

Guarda-roupa de inverno


Confira as principais tendências e modelagens que farão sucesso na estação do frio 

 
Fonte: Getty Images
O friozinho já está dando as caras em vários estados do Brasil e você, provavelmente, já está babando nas vitrines das lojas com tantos lançamentos lindos em roupas, não é mesmo?
A variedade de modelagens, tecidos e texturas, está incrível e o difícil mesmo é escolher quais os itens serão os melhores e mais versáteis para compor vários looks. É importante saber quais as peças certas, que você não deixará esquecidas no armário sem uso, e que farão a diferença em produções cheias de estilo.
De acordo com o que foi mostrado nas tendências das mais recentes temporadas de desfiles, o inverno será bem democrático, mas terá peças-chaves que deixarão as produções muito mais charmosas. Algumas delas são: a saia-lápis, as jaquetas, as camisas, os conjuntinhos etc.
Vale destacar, dependendo de como esses itens são usados, que eles podem formar looks de diferentes estilos, fazendo a linha clássica, moderna ou casual.
Além disso, antes de realizar a compra dos itens, é preciso pensar ainda nas peças que você já tem em casa a fim de aproveitar a peça nova da melhor forma para combinar com outras do inverno passado. Por isso, é necessário ter cuidado na escolha para não acabar gastando todo o seu salário em uma peça que você não conseguirá combinar com outra.
A vantagem da moda inverno é que você tem mais opções para criar looks estilosos com sobreposições e acessórios que esquentam o corpo como echarpes e cachecóis. Ainda assim, é bom saber qual caminho seguir para desfilar as tendências, aproveitando o melhor de cada uma delas.
Para saber sobre o que não pode faltar no seu guarda-roupa nesse inverno — e quais as melhores combinações — o TodaEla preparou algumas sugestões com a colaboração da consultora de moda Renata Bala. Confira abaixo.
Saia-lápis
 
Fonte: Getty Images
Uma das peças que mais apareceram nas últimas tendências nacionais e internacionais, a saia-lápis é quase unanimidade quando se fala em um look atual e elegante. O modelo ajustado no corpo pode ser produzido com tecidos de alfaiataria, sarja ou os mais quentinhos para o inverno como lã, veludo e tweed.
Além desses materiais, a saia-lápis também pode vir mais ousada em couro. Essa modelagem permite diversas combinações e pode ter o comprimento variando de um pouquinho abaixo do joelho até um pouco acima. Você pode usá-la para looks formais ou mais casuais.
“A saia lápis pode ser usada com camisa, fazendo o estilo bem tradicional e clássico. Se você quiser dar um ar de modernidade, elas devem ser usadas com camisetinhas (lisas ou estampadas), moletons sofisticados ou cropped tops”, indica a consultora de moda Renata Bala.
A saia-lápis também pode ser combinada com blusas de seda, jaquetinhas, blazers, casaquetos e suéteres. Para um visual de noite, você ainda pode combiná-la com uma blusa ou camisa com brilho ou transparência. Na hora de escolher a sua, lembre-se de conferir se as fendas (que podem estar na parte de trás ou nas laterais) deixam o seu caminhar confortável para movimentar as pernas.
Conjuntos
 
Fonte: Reprodução/Asos
Tendência bastante mostrada nos desfiles de coleções de outono/inverno, os conjuntinhos estão fazendo a cabeça das fashionistas e das famosas, que estão até marcando presença nos red carpets usando esse estilo de roupa.
“Os conjuntos de estilo pijama, ou seja, calça e blusa estampada são fortíssimas tendências e estão super em alta. O look pode ser todo de uma única estampa ou um mix de padronagens diferentes”, afirma a consultora Renata.
Além das estampas, os conjuntinhos também podem ser lisos e monocromáticos, formando um visual bastante elegante e moderno. No que diz respeitos às modelagens, que podem ser combinadas para formar o conjunto, a consultora de moda Renata sugere pantalona com camisa (ou terno) ou ainda skinny com blazer.
Camisas
 
Fonte: Getty Images e Reprodução/Kasia G./Alexandra P.
A camisa é um dos hits do inverno 2012. Vista também nas coleções de verão, a peça continua em alta para a estação fria com a modelagem comportada e superfeminina, que fica ainda mais estilosa se usada toda abotoada até o colarinho.
Ela pode ser uma ótima opção para usar com a saia-lápis, além de ficar linda também em combinações com pantalonas, calças cropped e até shortinhos. Os modelos bem cortados e com transparência são os destaques da estação.
Saia longa
 
Fonte: Reprodução/Asos
A saia longa ainda tem o seu espaço nas tendências, apesar de não ser tão forte quanto o lugar que a saia-lápis ocupa atualmente. Porém, essa modelagem continua possibilitando looks que podem ir dos mais chiques aos mais despojados para o inverno.
O modelo pode ser combinado com T-shirts, blusas e regatas, sendo ainda acompanhados por cardigans, casaquetos ou jaquetas para se proteger do frio. No caso da saia longa, é importante o equilíbrio de padronagens.
Por exemplo, se a saia é estampada, é indicado que a peça de cima seja lisa e vice-versa. Quem deseja alongar o corpo ou parecer mais magra, deve optar por cores escuras e usar a saia com sapatos ou botas de salto. Já as mais altas podem abusar de sapatilhas e botas rasteiras. Um dos estilos de saia longa que também é promessa de sucesso no inverno é o modelo com transparência, que é uma ótima opção para ocasiões de festa ou balada.
Peças de couro
 
Fonte: Reprodução/El_ e Angela R.
O couro tomou conta das passarelas e das vitrines de inverno, fazendo parte de peças como vestidos, saias, calças e até a legging e a calça skinny produzidas com o material, que são sucesso atualmente. Uma peça que é ainda um grande destaque para esse inverno é a jaqueta de couro perfecto, que pode ser usada sem erro em diversas produções.
De acordo com as sugestões da consultora de moda Renata Bala, o couro se usa de diversas formas, podendo ainda ser misturado com outras texturas. “Por exemplo, usar calça de couro com blusa de renda mais colete de pelo ou shorts desse material com blazer de veludo e camiseta, fica superbonito”, comenta Renata.
Mas, quando for fazer esse mix de texturas, lembre-se de não exagerar na dose, deixando o minimalismo ser a chave da elegância, vindo em peças sem muitos detalhes.
Metalizados e brilho
 
Fonte: Getty Images
Não há dúvida de que os tecidos metalizados e com brilho estão em alta nas últimas tendências de inverno. Eles apareceram como destaques principais em diversos desfiles internacionais e também no Brasil, conferindo um toque ora futurista ora glamouroso em looks para o dia e para a noite, principalmente.
Conforme a consultora Renata sugere, a peça metalizada pode ser uma saia, um sapato, uma jaqueta ou um shorts, sendo indicado ter ao menos uma delas no guarda-roupa para produções mais sofisticadas.
As peças de tecidos metalizados podem ser combinadas com outras de caimento mais esportivo para dar um contraste interessante.
Os tecidos com brilho também são opções que devem estar no seu guarda-roupa neste inverno. Além de opções com aplicações, bordados e brocados, os tecidos brilhosos também são sucesso. Um deles é o veludo molhado, que é mais indicado em produções para a noite. Esse tecido por ser visto em blusas, vestidinhos, calças, casacos e até sapatos.
Outras tendências da estação
 
Três looks de Olivia Palermo, que é fã dos coletes de pelos - Fonte: Getty Images
  • Colete ou casaco – As peças com detalhes ou produzidas inteiras em pelos sintéticos são a cara do inverno. De acordo com a consultora Renata, os coletes combinam super bem com calça de couro skinny e camisa. Essa peça, que pode ser comprida ou mais curtinha, também pode ser usada em cima de blusas de manga longa (mais sequinhas) ou camisas com saias longas;
  • Macacões – Apesar de estarem dentro das tendências, os macacões foram mais fortes no verão, mas ainda têm o seu lugarzinho no inverno de forma mais discreta. A peça é ótima para quem deseja alongar a silhueta. Pode vir em modelagens mais esportivas ou mais sofisticadas. No inverno, a peça pode ser combinada com jaquetinhas e casaquetos;
  • Saia godê ou plissada – Para produções mais clássicas e femininas, a saia godê (lisa ou plissada) também apareceu bastante nas tendências de inverno mostradas nas passarelas. Combina bem com blusas e camisas mais ajustadas. Por ser mais volumosa, essa saia deve ser evitada por quem tem o quadril muito largo, pois pode aumentar ainda mais a região;
  • Calça montaria ou jodhpur – A tendência das roupas de inspiração equestre também aparece na moda inverno, sendo que um dos ícones desse estilo é a calça jodhpur (ou montaria). De modelagem ajustada nas pernas, a peça combina com camisas, blusas sequinhas, blazer acinturado e bota de cano alto.

Agora, que tal aproveitar as dicas para compor looks superestilosos nesse inverno. Com essas peças, você pode criar vários estilos de produções modernas, femininas, clássicas ou casuais.

  Fonte:www.uol.com.br
  Por Claudia Borges em 24/04/2012 14:38, em Moda