Translate

segunda-feira, maio 21

Escalada Esportiva

Quem procura uma atividade física que fuja do tradicional, mas que mesmo assim traga benefícios para a saúde do corpo e da mente , uma boa alternativa é a escalada indoor . Inspirada nas escaladas em rochas e montanhas, a modalidade é praticada em ambientes fechados, em paredões que podem ter diversas inclinações. A praticante é presa por corda e cadeirinha de segurança e seu objetivo é escalar o paredão até chegar ao topo .
A escalada indoor é um exercício que tonifica todos os músculos (com ênfase dos antebraços e costas), auxilia no desenvolvimento e manutenção da coordenação motora, da flexibilidade e do equilíbrio . A escalada também proporciona um alto gasto energético, pois trabalha toda a musculatura.
A escalada, que antes era praticada apenas em contato com a natureza, foi adaptada para a prática indoor em galpões com muros construídos para a prática de técnicas usadas em ambientes outdoors. Em seguida, a prática em ginásios de escalada cresceu, abrindo portas para a prática da escalada esportiva em academias e até em escolas, sempre priorizando a segurança da praticante.
A escalada esportiva pode ser praticada por pessoas de todas as idades, incluindo crianças, mas é preciso ter uma boa orientação através de instrutores capacitados para aprender a técnica empregada e o uso correto dos equipamentos.
Veja abaixo, os benefícios desta prática esportiva:
-   Aumento da resistência muscular;
-   Trabalha também a explosão muscular;
-   Melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e o controle sobre o corpo, além de trabalhar aspectos psicológicos como medo, concentração e atenção;
-   Elimina o estresse e traz bem estar físico e mental.
A escalada é uma atividade em equipe que tem que ser praticada por no mínimo duas pessoas, sendo uma responsável pela segurança da outra, "isso possibilita desenvolver não só aspectos físicos e psicológicos como aspectos sociais e disciplinares.
Deve-se usar roupas leves e esportivas, como a que se usa nas academias de ginástica. Porém, em vez de tênis, usa-se uma sapatilha com solado de borracha.
Vale a pena experimentar!

 www.esportemulher.com.br