Translate

segunda-feira, maio 7

O que é Feng Shui

Aprenda a harmonizar a energia do seu lar e traga paz a toda família com esta filosofia chinesa

 Com o feng shui, sua casa ficará muito mais bonita e aconchegante
Foto: Juliana Coutinho

As palavras Feng Shui significam vento e água em chinês, respectivamente. Elas se referem à força vital que percorre a casa, que circula invisível como o vento e desliza suave como a água. A essa energia, os chineses dão o nome de Chi. Então, o Feng Shui é a arte de harmonizar a circulação do Chi nos ambientes

O ba-guá

O ba-guá é a principal ferramenta de quem usa o Feng Shui. Cada lado da figura corresponde aos ambientes da casa e os relaciona a uma área da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos (ou vida social). Segundo a técnica, usando cores, formas e objetos podemos ativar e energizar os espaços e a vida.

Aprenda a usar o ba-guá

Pegue a planta da sua casa ou desenhe-a. Coloque o ba-guá sobre ela. O setor do trabalho fica alinhado à porta principal. No centro, fica o yin-yang, símbolo da energia feminina e masculina. Use amarelo nesse local.

1. Sucesso - Vale usar velas vermelhas, douradas ou um belo vaso nessas cores
2. Relacionamento - Os tons de vermelho e rosa imperam. Use tudo em par
3. Criatividade - As cores são branco e tons pastel. Vale ousar e brincar
4. Amigos - Fotos da turma, objetos em metal ou em tons de cinza
5. Trabalho - O elemento é água, use aquários ou pinte a parede de azul-claro
6. Espiritualidade - Livros sagrados, imagens e peças em tons de azul
7. Família - Os porta-retratos e as plantas verdes ficam ótimos nesse canto
8. Prosperidade - A cor é lilás e os objetos podem ser em madeira


Para ter uma vida melhor em família, siga estes ensinamentos:

Água
A água simboliza uma abundante riqueza de Chi fluindo por sua vida. Aquários, quando bem-cuidados, atraem prosperidade, pois unem os cinco elementos: madeira (planta), fogo (peixe), terra (areia), metal (pedras) e água num só objeto.

Banheiros
Mantenha os ralos e a tampa do vaso sanitário fechados. No Feng Shui os encanamentos são considerados uma ameaça à circulação da energia vital Chi. Assim como a água, a energia poderá ir embora pelos ralos. Para manter a energia Chi alta, mantenha o banheiro sempre limpo, pintado, com toalhas novas, enfeites e plantas. O vaso sanitário não está bem posicionado quando fica diante da porta do banheiro.

Cozinhas
No Feng Shui, os alimentos simbolizam saúde e riqueza. Quando o dinheiro flui, podemos comprar os melhores alimentos para manter a saúde. Com saúde, podemos trabalhar para garantir nosso sustento. Como o alimento serve de ponte entre a saúde e a riqueza, o lugar onde eles são preparados merece uma atenção especial.

Janelas
As janelas são consideradas os olhos da casa. Não alinhe uma janela frente a frente com uma porta. Se isso ocorrer, coloque algo entre elas (como um armário, um biombo ou qualquer outra coisa que diminua a velocidade da Chi). Lembre-se: você tem de gostar do que vê da sua janela. Se não for possível melhorar a vista, ponha cortinas ou persianas em todas as janelas.

Quarto do casal
O casal deve fazer do seu quarto um lugar sensual. O tamanho do quarto não importa: faça dele um local aconchegante e romântico. Você tem de se sentir aninhada, abrigada, protegida. Tire do quarto fotos dos filhos e parentes. Sua vida amorosa melhorará se as fotografias deles não estiverem olhando para você e seu parceiro na cama. Os casais que compartilham a mesma vista da cama tendem a ter o mesmo ponto de vista. Vocês devem fazer com que essa vista seja absolutamente maravilhosa, usando objetos e móveis que os dois achem agradáveis. Esconda a televisão em móvel com portas que possam ser fechadas: quanto mais um casal assiste a televisão no quarto, menos faz amor!

Quarto de criança
Coloque fotos de familiares no quarto das crianças. Fotos dos pais e avós fazem com que as crianças sintam-se seguras, como se as pessoas retratadas estivessem cuidando delas. Muitas vezes, as crianças são hiperativas porque estão dormindo em camas com lençóis vermelhos, em quartos em que as paredes são recobertas de gravuras que representam ação. Acalme o quarto de seus filhos substituindo cores fortes por cores que transmitam serenidade. Em geral, as crianças são muito sensíveis a espelhos. Se seus filhos não estão dormindo bem, cubra os espelhos com cortina

Conteúdo do site ANAMARIA