Translate

segunda-feira, maio 21

Patins: exercício e diversão

Andar de patins, seja qual for o modelo, é uma atividade muito saudável. A patinação é excelente para fortalecer os músculos das coxas e dos glúteos, pois são os mais exercitados na hora de conseguir o equilíbrio. A postura é bastante trabalhada e também o abdomen, que fica contraído durante o exercício.
Um dos maiores benefícios dos patins é, sem dúvida, a diversão. Mesmo sozinho você se diverte deslizando pelas ruas e parques. É uma maneira de colocar a prática de exercícios em sua rotina, aliada à qualidade de vida e ao bem-estar.
Patinar parece brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício. Você terá muitos benefícios ao patinar, entre eles:
-  Melhora do condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos).
- Aumento da resistência muscular.
- Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos.
- Melhora da flexibilidade e mobilidade articular.
- Desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação.
- Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas.
- Sensação de bem estar e de juventude.
Para quem está iniciando, há alguns fatores para serem treinados:
- Equilíbrio: o principal erro dos iniciantes é distribuir o peso de maneira errada. Distribua o peso nas duas pernas.
-  Deslize: deixe as pontas dos patins ligeiramente para fora formando um V. Faça a troca de peso de um pé para o outro, consecutivamente. Estenda uma das pernas enquanto desliza a outra. A perna que desliza fica semiflexionada.
- Quedas: as quedas são normais, mas você deve estar com equipamentos de segurança, como caneleiras, joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho e capacete, para se proteger de lesões. Alguém mais experiente deverá lhe orientar as melhores técnicas para as quedas, curvas etc...
- Use os freios: geralmente os patins vêm com freios na parte de trás e, para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira e pressionando o solo com o freio. Esta é a forme mais fácil, mas há outras como a freada em T, o giro brusco e outras.
Se você quer melhorar a sua performance com os patins, faça outros exercícios aeróbios como a corrida, a bicicleta ou outra que goste, três vezes por semana, de 30 a 50 minutos, alternando a intensidade do exercício, musculação de três a cinco vezes por semana e aulas de alongamentos de duas a três vezes por semana, fora os alongamentos antes e depois de qualquer exercício. Se você está começando a patinar, inicie treinando de duas a três vezes por semana, por 30 minutos.
Não tenha medo das quedas que virão inevitavelmente. Para se proteger, use equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e protetores de punho. Também é importante saber como cair: quando a queda for iminente, dobre os joelhos e tente cair para a lateral. Se possível, role ou apare a queda com as mãos. Lembre-se também de usar meias atoalhadas compridas, que ultrapassem os patins, para não se machucar com o atrito da bota na sua perna.
É importante lembrar que, para conseguir resultados na patinação, em termos de queima de calorias, redução de peso e etc, é preciso ter uma boa técnica para obter o máximo proveito do empurre e deslize dos patins.
Assim, em 1hora de aula, o aluno pode queimar até 600 calorias.

Patinar também é uma terapia ao ar livre, sensação de bem estar, juventude e liberdade.
www.espoertemulher.com.br