Translate

segunda-feira, maio 28

Sanduíche saudável trocando alguns recheios

Calóricos, salgados, gordurosos e pesados. Apesar da má reputação que ganharam, os sanduíches podem, sim, render refeições saborosas e nutritivas
 
 
Wrap de damasco com ricota
 
  O balcão de frios do supermercado e as lanchonetes onde você monta seu próprio sanduba podem trazer surpresas amigas do corpo. E, melhor, deliciosas! Se a sua preocupação são componentes e aditivos perigosos, leia estas dicas e faça as melhores escolhas.

Os melhores recheios

Opte pelas carnes de cortes inteiros, que são fatiadas só depois do preparo, como rosbife, frango, peru e lagarto. Além de saborosas, a manipulação de carnes cozidas é mais segura, explica a nutricionista Patrícia Ornellas, do Saison Spa, em Itaipava (RJ). Fique longe das processadas e defumadas, que contêm mais gordura e sal.

Segurança em primeiro lugar

Uma das principais preocupações em relação a alimentos prontos como os frios é uma bactéria chamada listeria, que causa intoxicação alimentar. Porém, não há motivos para alarde: tome cuidado apenas se você tem problemas imunológicos ou é gestante.

Alerta máximo para os nitratos
Um estudo publicado no periódico Circulation, dos EUA, descobriu que uma dose diária de 50 g (cerca de duas fatias) de carnes vermelhas processadas, como mortadela e salame, aumenta o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. E pior: quando combinados com sódio no suco digestivo do estômago, os nitratos, presentes nesses alimentos, podem se transformar em compostos ligados ao câncer. Mas isso não significa que você deva abolir esses alimentos do cardápio: coloque junto vegetais ricos em antioxidantes, como espinafre, alfafa e tomate, que evitam que os nitratos sofram essa transformação.

Pouco sódio não significa pouco gosto
Sanduíches com carnes vermelhas processadas, como salame e pepperoni, podem conter mais que 150% da recomendação diária de sódio. Carnes com pouco sódio (frango e salmão cozidos, rosbife, filé de frango grelhado) e queijos (cottage, ricota, mussarela de búfala) ajudam a cortar o consumo de sal de 30 a 85%. Para variar e não enjoar dos mesmos sabores, experimente novidades. E escolha opções com ervas e temperos, como rosbife com pimenta, para não sentir tanta falta do sal.

Queijo nota 10

"Na hora de montar um sanduíche, prefira queijos brancos, como de minas, ricota, cottage e mussarela de búfala, que são menos calóricos", sugere Patrícia. Você vai economizar calorias e aproveitar que eles são as melhores opções para sanduíches quentes porque derretem melhor.
 
Julia Moióli