Translate

sexta-feira, maio 4

Casar em 2012

Exposição Noivas Curitibanas apresentou novidades para deixar a cerimônia sofisticada

 
Sugestão de ambiente da floricultura agapanthus
Se você acha que o casamento tradicional, com direito a dia de princesa e cerimônia na igreja, está fora de moda, talvez seja hora de rever os números. Neste fim de semana, a feira Noivas Curitibanas, que aconteceu na capital paranaense, reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, em geral casais em busca dos fornecedores para a festa perfeita do matrimônio.
Segundo o organizador do evento, Fabiano Almeida, desde 2001 a exposição é uma opção procurada pelos noivos da cidade que desejam fechar negócio e conhecer pacotes de serviços para a cerimônia e a recepção. Na edição de 2012, 143 fornecedores do setor estiveram presentes, oferecendo produtos como doces, jantar, local para a festa, carros para levar a noiva, foto e vídeo ou, ainda, pista de dança de LED ou show cover de Elvis Presley para surpreender os convidados.
Confira as tendências mais inusitadas apresentadas na feira e selecionadas pelo TodaEla para tornar o seu casamento um momento inesquecível.

Vestido de noiva sustentável

 
Estilista Edson Eddel
O estilista curitibano Edson Eddel trouxe para a feira o toque de sustentabilidade: com muita criatividade e experiência, ele transforma peças que antes eram consideradas lixo em modelos de alta-costura. Assim, é possível ver em seu portfólio de criações vestidos glamorosos e confortáveis feitos com plástico, lona, sacos de fruta e anéis de latinha, que se misturam a tecidos finos e pedrarias.
Em geral, os modelos são procurados por noivas que querem não apenas estar lindas no dia do casamento, mas também fazer a sua parte com o meio ambiente. Para a feira, Eddel preparou alguns modelos da coleção ecológica para o desfile, sendo que outros puderam ser vistos em réplicas dos originais que foram expostas em Barbies.
Além dos vestidos sustentáveis, o estilista levou para a feira algumas de suas outras criações, inclusive em tamanhos plus size, que foram apresentados por ele no Fashion Week Plus Size, que aconteceu em fevereiro, em São Paulo.
Sobre sua forma de criar, Eddel revelou que analisa o estilo e as características de cada noiva para elaborar para ela um vestido que valorize o corpo, resultando em novas curvas com uma modelagem adequada.
Ele ainda revela que procura ir além das tendências da temporada para realizar o sonho da noiva. Assim, independente do que está em alta nos desfiles, o importante é que o modelo esteja de acordo com as preferências e tipo de corpo dela. “Mais vale o sonho realizado que seguir a moda”, completa ele.

Valsa fora do comum

Quem já está cansada das valsas tradicionais, que acabam deixando a festa monótona por alguns minutos, pode recorrer a aulas de dança para criar uma coreografia que deixe o momento mais especial e diferenciado.
Em Curitiba, a Companhia Dança dos Noivos oferece treinamento para aqueles que querem fugir do comum na valsa. Segundo o professor Alcides Neto, alguns casais também escolhem o bolero para apresentar na festa. Assim, depois de decidida a música, é hora de começar os ensaios.
O treinamento para os noivos não leva muito tempo: em média, é preciso entre 8 e 14 aulas para acertar a coreografia, sendo que cada aula tem duração de duas horas.
E não são apenas os noivos que podem aprender uma coreografia para apresentar na festa. Os padrinhos também têm aderido à tendência, mas com a diferença de ritmo, já que em geral eles preferem estilos musicais mais dinâmicos para ensaiar.
O professor explica que as escolhas variam entre tarantela, flashmob ou mesmo hip hop, dependendo do tipo da festa. Nesse caso, o treinamento é ainda mais curto, e dura de 4 a 6aulas. Os treinos podem ser marcados de domingo a domingo, de acordo com a disponibilidade dos participantes.

Lembranças em 3D

 
Óculos descartáveis 3D da clic chic
Esqueça os filmes comuns e fotos semelhantes que se repetem nos álbuns de casamento das suas amigas. Com o aprimoramento da tecnologia, surgiu a inovação na forma de registrar o momento do “sim”.
A empresa clic chic oferece diversos tipos de planos para quem quer sair do comum e ter a filmagem do casamento disponível em 3D. Segundo um dos responsáveis pelo estúdio, Rafael Cotait, é possível escolher entre vários tipos de pacotes, que oferecem serviços diferenciados como fotos panorâmicas, QR Code com imagens da festa, fotos em 3D como opção de lembrança e projeções de vídeo em 3D durante a recepção. Nesse caso, a empresa oferece óculos descartáveis para que todos os convidados possam assistir ao clipe.
Para a cobertura cinematográfica, é possível escolher entre a simples, a completa e a 3D, sendo que essa última também pode ser capturada em alta definição. A tecnologia também pode ser usada para ensaios fotográficos, videoclipe de fotos, convite fotográfico em 3D e vídeos de bastidores. O casal pode ainda contratar a transmissão ao vivo pela internet, para o carro da noiva ou um telão posicionado estrategicamente.
O investimento para tornar o registro do casamento mais tecnológico varia. O pacote mais simples é o Digital e oferece um fotógrafo, um cinegrafista, DVD do ensaio, painel e galeria web por 2.100 reais. Já o plano mais caro, o Completo 3D, pode custar até 9.550 reais e inclui três fotógrafos, dois cinegrafistas, ensaio 3D, painel 3D, clipe 3D, galeria web 3D, TV 3D, 2 álbuns, DVD e Blu-ray 3D.
Por enquanto, poucas empresas oferecem o serviço, o que o torna ainda mais exclusivo. Porém, para os próximos anos, a tendência é que os registros de casamentos em alta tecnologia se expandam cada vez mais.

A moda agora é a Finger Food

 
Minibolo da Cook and DesignersO TodaEla citou a finger food como uma das tendências gourmet para 2012. E parece que a onda é realmente essa, independente de quão sofisticada seja a festa.
A moda começou nos Estados Unidos e, em tradução livre, significa “comidas para comer com as mãos”. Trata-se de porções que mais parecem aperitivos e são servidas de diferentes formas, em geral bem charmosas.
No ramo dos casamentos, esse tipo de comida tem ganhado cada vez mais espaço. Há cerca de um ano, a Cook and Designers, de Curitiba, aposta nessa ideia e está conquistando as noivas. Segundo uma das proprietárias da empresa, Cauana Mestre, as vantagens da finger food são o bom preço, a praticidade e a possibilidade de misturar cardápios tradicionais com a inovação de servir o cardápio em tamanho reduzido.
Há opções de pratos para todos os gostos, como palitos de camarão, risoto e escondidinho com diferentes combinações. As porções individuais cabem na palma da mão e, assim, são ideais para coquetéis e até festas mais formais. Cauana explica que as pequenas refeições também são servidas diretamente na colher, em minitravessas de porcelana ou minúsculas frigideiras, que fazem com que a comida não agrade apenas ao paladar, mas primeiramente aos olhos.
E não há somente opções salgadas. É possível compor o menu com cheesecakes de colher, minipanquecas doces, minibolos, doces em taças e cupcakes, tudo em porções únicas para garantir a praticidade dos convidados, mas sem deixar de lado a sofisticação que um casamento exige.
Um buffet completo pode custar de 18,90 a 69,90 reais por convidado, sendo que o cento do docinho, por exemplo, tem preço de 150 reais.

Decoração com estilo

 
Ambiente da Armazen na feira
Está cada vez mais comum as noivas recorrerem ao aluguel de móveis para deixar a decoração com mais estilo. Assim, é possível personalizar o ambiente sem precisar investir muito na mobília.
A Armazen oferece várias opções nesse sentido, que vão de móveis espelhados até a mobília de demolição, com aparência mais rústica. Na feira Noivas Curitibanas, uma das responsáveis pela empresa, Raiane Albergoni, contou que os materiais de demolição têm ganhado a preferência das noivas desde 2011. Por isso, foi preciso investir em mais peças do estilo para atender à demanda.
Segundo ela, a decoração com móveis desse tipo em geral é composta por mesas, cadeiras e banquetas que ajudam a criar um ambiente com ar antigo, que fica muito charmoso.
A Armazen ainda oferece as opções tradicionais, além de pufes para deixar o salão mais confortável para os convidados.

Chegue de limousine

Casamento também pode ser sinônimo de glamour. Depois de passar um dia de rainha se arrumando para o momento do “sim”, a noiva ainda pode chegar ao local da cerimônia de limousine.
O modelo apresentado na exposição pela Limox era sofisticado e incluía mimos como um bar completo para a data do evento, com opções de aperitivos, além de champanhe, whisky, cerveja e água.
Segundo um dos membros da empresa, Luan Mendes de Souza, o passageiro é quem controla toda a viagem, decidindo o que vai ouvir e assistir, como as luzes deverão ser projetadas e outros luxos. O contato com o motorista é mínimo, pois há uma separação entre as duas partes do automóvel e a comunicação é feita via interfone.
A festa dentro do automóvel começa antes para os noivos. A limousine acomoda até nove pessoas, mas Souza recomenda convidar apenas mais seis amigos para garantir um passeio confortável.
 
O luxuoso interior da limousine
Não há restrição de local e o trajeto é estudado antes do evento para evitar imprevistos. “Se o salão onde a noiva de arrumou e a igreja forem muito próximos, nós estendemos um pouco o passeio para que ela possa aproveitar mais o serviço”, explica ele.
Ter esse luxo em seu casamento pode custar de 1.000 a 3.500 reais. No primeiro pacote, é feito apenas o transporte da noiva para a igreja. Já o último acompanha a noiva desde a manhã, quando ela sai de casa, até o fim da noite, quando o novo casal sai da recepção para a lua de mel.

Prefere um carro antigo?

 
Ford Phaeton 1929 e o Galaxie
Escolher um carro antigo para chegar à cerimônia pode não ter o mesmo luxo de uma limousine, mas é igualmente charmoso. A empresa Carro da Noiva Curitiba tem opções clássicas para oferecer aos noivos que gostam do estilo de anos atrás.
Você pode escolher, por exemplo, um Ford Phaeton de 1929 ou ainda um Galaxie Landau. Os valores variam entre 800 e 900 reais, dependendo do carro escolhido. O pacote inclui transporte para a cerimônia religiosa, fotos externas e para o local da recepção.

Pista de dança de LED

 
Ambiente decorado com a pistaQuem quer investir em serviços para deixar a festa bem animada pode investir em uma opção diferenciada para a decoração do local para os convidados curtirem as músicas.
Os casais que foram ao evento Noivas Curitibanas puderam conferir de perto a pista de dança de LED oferecida pela Elemiah. Ela é controlada por software e tem a supervisão de um funcionário da empresa durante toda a comemoração.
Assim, é possível programar uma série de interações, como colocar as iniciais dos noivos na pista ou selecionar a forma como as cores vão se alterar.

Contrate o Elvis para a sua festa

Os casais que gostam da música de Elvis Presley podem contratar um cover para surpreender os convidados durante a recepção. Há cinco anos, o cantor Sérgio Queiroz interpreta o Rei do Rock em eventos fazendo pocket shows.
Ele se apresenta com roupa caracterizada, figurino especial e faz pessoalmente a seleção das músicas, entre eles clássicos como "Love Me Tender" e "Suspicious Minds" que, segundo Queiroz, não podem faltar.
Os shows acontecem ao vivo (nada de playback), mas são curtos, para garantir que a festa tenha variedade musical suficiente para agradar a todos os convidados. “É um diferencial surpresa, que às vezes nem os noivos sabem”, explica ele.
 
Sérgio Queiroz

Um vestido de noiva para destruir

Quem está organizando o casamento para os próximos meses já deve ter ouvido falar em um novo estilo de ensaio fotográfico para o casal, o Trash the Dress. A moda começou nos Estados Unidos e está fazendo sucesso. Nela, a ideia é buscar locais e cenários inusitados aonde você não iria vestida de noiva e não se preocupar em sujar ou até mesmo rasgar o traje ao lado do marido.
Para quem não quer esperar a cerimônia passar para fazer o ensaio ou ainda não pensa em estragar o vestido de estimação que custou tão caro, uma opção é alugar um modelo mais barato especialmente para o Trash de Dress.
Na feira, a empresa Cristal ofereceu opções de modelos feitos de corselets e saias, que custam bem menos que os vestidos glamorosos convencionais. Assim, era possível encontrar trajes para o ensaio com preço de 450 reais.

Fonte:www.uol.com.br
Por Lediane Filus em 23/04/2012 14:47, em Marcas e Estilistas