Translate

quinta-feira, maio 24

Vinhos

Selecionamos mais de 25 vinhos diferentes para você servir aos convidados 

Vinho branco

 

.As nossas sugestões abaixo servem também para acompanhar carnes brancas, massas e queijos

1.
Salton Virtude Top de Linha, na Vinheteria.
Este vinho é elaborado com uvas 100% Chardonnay. Fermentado em barrica de carvalho por 6 meses até seu engarrafamento, tem sabor equilibrado com acidez firme e aromas que lembram abacaxi e baunilha.

2.
Matetic Corralillo Sauvignon Blanc 2010, na Grand Cru
 Vinho biodinâmico de cor amarela palha com reflexos esverdeados. Ao nariz demonstra notas de frutas tropicais e notas cítricas, bem como toques de minerais e herbáceos. Na boca, tem uma acidez fresca e suculenta e um final longo e elegante.

3.
Vinho Branco Salton Classic Chardonnay, na Vinheteria
 Vinho branco seco e brilhante, com tonalidade amarelo claro e reflexos dourados. Os aromas de maçã, manteiga, melão e mel garantem uma elegante sensação na boca e de muita estrutura.

Para quem gosta de vinho branco, selecionamos três ótimas sugestões para harmonizar com aves, saladas e frutos do mar. A dica do sommelier Bruno Tadeucci, da Vinícolas Concha y Toro e Trivento, é saborear o Trivento Golden Reserve Chardonnay com truta ou salmão

1. Château Petit Védrines, na World Win.
Fresco e bastante aromático, destacam-se os aromas de frutas tropicais compotadas, como abacaxi, acompanhados de agradáveis toques de baunilha e mel.

2. Trivento Golden Reserve Chardonnay, na vinícolas Concha y Toro e Trivento.
Branco de aroma frutado com notas de abacaxi e melão maduro. Sabor rico, de corpo médio e paladar macio.

3. Zuccardi Serie A Chardonnay - Viognier 2009, na importadora Ravin.
Composto por duas uvas (Chardonnay e Viognier), este vinho tem um excelente custo-benefício. Aroma fresco destacando amora, cereja e violeta. Estruturado, picante e com muita fruta negra. Final aveludado e persistente.

Não esqueça que os vinhos brancos pedem um resfriamento. O ideal é servir com temperatura de 8ºC a 10º. Os vinhos abaixo são perfeitos para ser servidos na companhia de aperitivos

1. Catalpa chardonnay 2010 - Argentina, na World Wine.  Cor dourada com reflexos esverdeados. Delicado aromas de maçã, abacaxi, mel e baunilha. Na boca tem bom corpo, elegante e bem balanceado.

2. Palo Alto Sauvignon Blanc 2009, na importadora Ravin.  Segundo o enólogo Amaro Dornelles, este vinho chileno se encaixa perfeitamente com a celebração do Natal. Ele é fresco, balanceado e com boa acidez.

3. Mionetto Vivo, na World Wine.  Amarelo palha com perlage fino e delicado. Aromas de frutas brancas, como maçã, pêra e pêssego, com sutis notas florais e de mel, adornadas por toques amendoados e brioches. Na boca é equilibrado, com ótima acidez e sabores que remetem às sensações aromáticas, assim como damasco.

Prosecco

Bom como aperitivo, bem como com cocktails, os proseccos são muito bem-vindos com entradas, peixes e aves

1. Extra Dry DOC Janus Black, na importadora Ravin.
A opção é leve e possui paladar de notas florais e aromas de frutas brancas maduras. Como a ocasião é de temperatura quente, ele marca também por ser um espumante refrescante.

2. Bottega Gold Prosecco Brut, na Grand Cru.
De fragrância rara e elegante e com sua linda garrafa dourada, Bottega Gold é realmente um presente de prestígio. Cor amarelo palha claro, com um perlage fino e muito persistente. Aroma frutados, florais, aromas de maçã e de ouro de frutas. Perfumado, doce, bem equilibrado de frutas.

3. Prosecco Espumante Moinet Extra Dry, na Grand Cru.
Espumante prosecco italiano, elaborado a partir de uvas viníferas da variedade Prosecco. De uma região onde sai os melhores espumantes, o Prosecco Moinet trás um equilíbrio em acidez e complexidade, com toques cítricos, maciez e exuberância.

Espumante

Os espumantes são bebidas leves e ideais para acompanhar aperitivos, queijos, amêndoas salgadas e saladas

1. Espumante Brut Nature, na vinícola argentina Nieto Senetiner.
O sommelier Mauricio Marcondes, da vinícola argentina Nieto Senetiner sugeriu este rótulo exclusivo como um presente de Natal especial. Ele é marcante, intenso e apresenta um charmoso tom "asalmonado", resultado do processo de vinificação em que há muito pouco contato com as cascas da Pinot Noir, uva tinta que é a única variedade empregada na fabricação.

2. Trivento Brut, na Vinícolas Concha y Toro e Trivento.
Este espumante é composto de 80% Chenin Blanc (Rivadavia) e 20% Chardonnay (Tupungato), apresentando elegância e frescor, delicados sabores com um paladar único.

3. Santa Julia Brut (Bodega Santa Julia), na importadora Ravin.
Uma deliciosa opção de espumante, leve e delicada. Ele se harmoniza facilmente com o cardápio de fim de ano. O sabor é único.

Vinho tinto

Para acompanhar as carnes a melhor opção é um bom tinto. Confira as nossas sugestões mais encorpados

1. Salton Desejo Merlot, na Vinheteria.
Coloração roxa violácea (quase negra), aromas complexos de baunilha, tabaco e pimenta seca. Sabor prolongado e intenso. Este vinho é considerado pelo críticos como o melhor Merlot brasileiro.

2. Le Difese 2009, na importadora Ravin.
O mais novo da família Sassicaia, este vinho é encorpado com acidez marcante. Ótima opção também como presente!

3. Altos Las Hormigas Malbec2010 (Altos Las Hormigas), na Mistral.
Com muita fruta, potência e personalidade, mostra que a casta Malbec pode originar vinhos ricos e concentrados, mas nada enjoativos.

Vinho tinto

Os vinhos tintos são adorados por mesclarem poder, frutas e finesse. Eles harmonizam perfeitamente bem com carnes vermelhas e queijos

1. Casillero Reserva Privada, na Vinícolas Concha y Toro e Trivento.
Corte de 65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah, é um vinho persistente, com estrutura e firmeza, de cor vermelha rubi intensa e brilhante.

2. Viñas del Gain 2007 (Artadi), na Mistral.
Artadei é um verdadeiro fenômeno, conquistando sempre alguns dos maiores prêmios para vinhos espanhóis na atualidade. Excelente relação qualidade/preço, com um bouquet amplo e complexo, e uma ótima presença de boca.

3. Gotín del Risc 2008 | 91 RP, na Grand Cru.
Produzido com uvas Mencía de vinhedos biodinâmicos cultivados a mais de 45 anos, Gotin del Risc, ou simplesmente, G del R, é um vinho do coloração púrpura intensa, demonstra um perfume complexo de carvalho, espericarias asiáticas, flor de cerejeira, incenso e framboesa negra. Paladar em camadas, com excelente volume, esse vinho beneficiará com um ou dois anos em garrafa, mas pode ser bebido agora.
Vinho tinto

Os vinhos abaixo são indicados para jantares mais tradicionais. Eles harmonizam com carnes vermelhas, patês e massas com molhos encorpados

1. Salton Volpi Cabernet Sauvignon, na Vinheteria. Este vinho é uma excelente apresentação para jantares e eventos em geral. Coloração vermelho rubi, com aromas de chocolate e carvalho, bom corpo e persistência de sabor.

2. Malbec D.O.C. 2009, da vinícola argentina Nieto Senetiner.  Com aromas delicados, como baunilha, morangos em caldo e ameixa. Na boca, este vinho é encorpado, com final madeirado e persistente

3. Alamos Cabernet Sauvignon 2009 (Alamos - Catena Zapata), na Mistral.  A linha Alamos, de Catena Zapata, oferece algumas das maiores barganhas do mundo do vinho. Este marcante Cabernet Sauvignon é produzido a partir de videiras plantadas em altitudes elevadas, que confere ao vinho elegância e profundidade.

Vinho tinto

O vinho tinto deve ser tomado na temperatura entre 15 a 20°C.

1.
Casillero del Diablo Pinot Noir, na Vinícolas Concha y Toro.  Um Pinot Noir de corpo médio, com boa estrutura na boca e um longo e persistente final, envelhecido em barris de carvalho francês durante 8 meses. Muito versátil, acompanha frango, carne, pratos vegetarianos e peixes como salmão ou atum

2.
Brancaia Ilatraia Maremma IGT 2006 | 93 RP, da Grand Cru.  Rubi Intenso. Notas de cereja, alcaçuz, chocolate e minerais. Complexo, com taninos redondos e finos.

3.
Antonin Rodet Pinot Noir 2008, na World Wine.  No nariz é intenso, com aromas de frutas negras, como cerejas negras, e sutis notas de alcaçuz e chocolate. Na boca é bem estruturado e com bom corpo, confirmando as sensações aromáticas de frutas com notas de especiarias
  • Vinho branco
  • Vinho branco






Vinho tinto

As taças para os vinhos tintos devem ser mais arredondadas e ter uma abertura relativamente grande. Esses vinhos abaixo combinam com leitão e outras carnes

1. Vinho Tinto Salton Classic Merlot, na Vinheteria.  Coloração roxa rubi, aromas de frutas silvestres, excelente equilibrio e permanência de sabor.

2. Vega Sauco Tó 2004, na importadora Ravin.
Muito elegante, com leve toque mineral, aromas de cereja, pimenta e cravo e um final rico e longo

3. Gattinara 2005 (Antoniolo), na Mistral.  Este vinho mostra boa parte da classe e complexidade dos Barolo e Barbaresco, por ter um preço muito atrativo para a grande qualidade dos vinhos. Antoniolo é simplesmente o melhor produtor de Gattinara, elaborando verdadeiras maravilhas com a uva Nebbiolo. O sabor é marcante e sofisticado
 

Vinho tinto

Confira as nossas sugestões para harmonizar com carnes, peixes e queijos suaves

1.
Caballo Loco Nº12, na importadora Ravin.  É um vinho único e incomparável. "Este vinho tem potencial de guarda mínimo de 10 anos e grande complexidade aromática. Ideal para presentear pessoas especiais", indica o enólogo Amaro Dornelles.

2.
Chateau Lagarde 2007 - França, na World Wine.  Encorpado e com boa estrutura, confirma as sensações olfativas de frutas, com taninos maduros e finos. Seu final de boca é intenso e elegante

3.
Salton Volpi Pinot Noir, na Vinheteria
Coloração rubi claro, aromas de frutos negros e especiarias. Sabor agradável e harmônico.
Vinho tinto

1. Uxmal Alto CabernetSauvignon / Merlot 2009 (Bodegas Uxmal), na Mistral.  É um vinho intenso e rico, com bastante personalidade e um delicioso e elegante toque de carvalho. Na boca é concentrado e macio, de bom corpo, em um estilo fácil de agradar e que combina muito bem com a comida.

2. Edizione cinque Autocthoni - Itália, na Wordl Wine.  Vermelho-grená intenso e brilhante. Na boca, é possível sentir notas de framboesas, ameixas, groselhas maduras com toque de tabaco e tostado em seu final.

3. Bordeaux Réserve Spéciale rouge 2009, Mistral. Encorpado e cheio de fruta, com boa complexidade e elegância.
Matéria dedica a nosso cliente e leitor querido Sr. Reinaldo