Translate

sexta-feira, maio 4

Viajar de avião


Saiba as restrições na hora de fazer suas malas evite transtornos no aeroporto 
Viajar para conhecer novos lugares é uma das melhores experiências que podemos ter na vida. Mas, como sempre, existe uma parte chata pela qual todos devemos passar: fazer as malas.
Quem viaja sempre, seja por lazer ou por trabalho, com o tempo vai se acostumando com o tipo de roupas e objetos que devem ser levados. Porém, cada destino faz com que a bagagem seja diferente.
Para começar, já é difícil escolher o que levar – roupas para todos os climas e ocasiões, sapatos confortáveis e de salto alto, cosméticos indispensáveis, um bom livro – e a lista só aumenta. Depois disso, o desafio é fazer tudo caber na mala. E se você vai passar pelo aeroporto, tudo fica mais complicado ainda: existem limites de peso e um grande número de objetos que não podem ser despachados nas aeronaves.
Para evitar o transtorno de ter que abrir as malas no meio do aeroporto e ficar sem seus objetos ou pagar taxas altíssimas por excesso de bagagem é preciso respeitar as regulamentações dos aeroportos e companhias aéreas, por isso confira nossas dicas e viaje com conforto e tranquilidade.

Bagagem de mão

Como é complicado escolher os itens que nos acompanharão pelas horas de viagem! É difícil pensar em tudo o que podemos precisar e ainda respeitar o limite de cinco quilos, conforme regulamentado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). E, além do peso, existe um tamanho máximo: a soma das três medidas da bagagem (comprimento, altura e largura) não pode ultrapassar 115 centímetros.
A assessoria de imprensa da ANAC informa que não existe qualquer restrição quanto ao porte de alimentos ou líquidos nas bagagens de mão em voos nacionais. Mas aqui vale sempre a regra do bom senso: procure levar produtos embalados de fácil transporte e não exagere na quantidade.

Malas de viagem

É importante estar prevenida para qualquer emergência que possa acontecer no caminho ou no destino. Mas isso não significa que você deve levar sua casa toda dentro da bagagem. Escolha as peças com critérios e procure levar essencialmente o necessário.
Deixe sua bagagem sempre com algum espaço vazio, afinal, você está indo conhecer uma cidade diferente e assim fica difícil resistir aos souvenirs e outros objetos que podem ser comprados durante a viagem. Separar um espaço na mala é a garantia de que você poderá trazer todas as boas lembranças da sua viagem sem precisar se aborrecer.
Cada passageiro pode transportar um total de 23 quilos, que podem ser divididos em mais de uma bagagem. Siga essa recomendação, já que as taxas de excesso de peso podem custar caro dependendo do destino escolhido. A brasileira Gol Linhas Aéreas, por exemplo, cobra 0,5% da tarifa econômica não promocional para cada quilo além do permitido.

Voos internacionais

As regras para a bagagem de mão de voos internacionais funcionam de maneira semelhante aos voos nacionais: a soma das dimensões não pode ser maior do que 115 centímetros. Já o peso pode variar de acordo com a companhia aérea. Nesse caso, informe-se antecipadamente nos guichês da empresa para evitar dores de cabeça na hora do embarque.
Outra regulamentação é quanto ao porte de líquidos – existe uma série de produtos que não podem ser carregados na parte de cima da aeronave. Mais uma vez, converse com a companhia antes de embarcar com itens como géis, pastas, cremes ou sprays, pois estes podem ser recolhidos antes do embarque.
Remédios, alimentos e bebidas de dietas controladas ou produtos específicos para a alimentação de bebês podem ser levados, mas a empresa pode requisitar a apresentação de comprovantes para justificar o porte dos produtos que devem ser apresentados no momento da inspeção.
Além dessas restrições, alguns países adotam políticas específicas. É importante observar essas regrinhas locais para desembarcar no seu destino com segurança e tranquilidade.
Em voos internacionais, o limite de peso das malas de viagem aumenta bastante. Existem duas opções que vão variar de acordo com a empresa ou com o destino – sempre se informe com antecedência para não ter surpresas desagradáveis. Em geral, uma das opções é por peça, em que o passageiro pode levar até 32 quilos divididos em duas bagagens. Já no sistema por peso, o limite vai variar de acordo com o tipo de voo: 40 quilos para a primeira classe, 30 quilos para a classe intermediária e 20 quilos para a classe econômica. A bagagem das crianças de colo que não ocupam assentos pode pesar até 10 quilos.
Mais uma vez, cuide com o excesso de peso na sua bagagem, principalmente na volta para o Brasil. A Gol Linhas Aéreas cobra 1% da tarifa econômica (sobre o preço da passagem de ida) a cada quilo extra na bagagem, mas essa taxa pode variar e as companhias aéreas de outros países praticam preços mais altos do que esses.

Objetos de valor e animais

Transportar joias, computadores e outros objetos de valor é sempre um dilema. Existem aqueles que preferem despachar nas malas de viagem pela segurança de ter sua bagagem fechada com um cadeado que ninguém, a não ser o dono da mala, pode abrir. Por outro lado, muitas pessoas ficam com receio de que as malas se extraviem e preferem ter os objetos de valor sempre à mão.
As empresas aéreas recomendam que alguns objetos sejam levados na parte de cima do avião, portanto sempre coloque dinheiro, documentos, joias, remédios, chaves, celulares, câmeras, netbooks e outros aparelhos na sua bagagem de mão.
Se precisar levar objetos de valor de tamanho grande, como instrumentos musicais, por exemplo, a ANAC recomenda que seja feita uma declaração junto à companhia aérea. Esse procedimento não é obrigatório, mas evita preocupações caso ocorra perda ou extravio e o passageiro precise comprovar que é o dono do objeto.
Mas esteja preparado: nesses casos, a empresa tem resguardado o direito de inspecionar o conteúdo dos volumes despachados e, se necessário, cobrar taxas adicionais para transportá-los.
Para levar seu animal de estimação com segurança, existe uma série de exigências que precisam ser cumpridas. É preciso contatar a companhia aérea para se informar dessas exigências, das taxas que serão cobradas e assim garantir uma viagem segura também para o seu animalzinho.

Mais dicas para facilitar sua viagem

  • Identificar a sua bagagem é fundamental: sempre informe seu nome, endereço e um telefone para contato;
  • Procure ter malas que se diferenciem das outras, pois a troca de bagagens por pura distração ou semelhança ocorre com muita frequência nos aeroportos;
  • Para evitar transtornos, saiba que objetos cortantes, como talheres ou alicates de cutícula, devem ser sempre bem acondicionados e despachados na mala;
  • Não deixe de aproveitar os free shops: mesmo sendo produtos líquidos, cremes e perfumes podem ser transportados desde que lacrados, na embalagem original e com a nota que comprove a compra;
  • Para não estourar o limite de suas malas e evitar surpresas no aeroporto, procure pesar as bagagens em casa ou, então, na balança de uma farmácia;
  • Sempre que tiver qualquer dúvida, procure a companhia aérea responsável pelo seu voo e peça todas as informações necessárias para poder arrumar sua bagagem com segurança e aproveitar a viagem da melhor maneira possível.
 
  Fonte: www.uol.com.br
Por Fabrizia Ribeiro em 19/09/2011 19:58, em Viagem