Translate

sexta-feira, maio 4

Casamentos Late Night Party

Saiba mais detalhes sobre o tipo de cerimônia que já conquistou as noivas europeias  
 
Fonte: Thinkstock
Para as noivinhas de plantão ou para aquelas que gostam de estar por dentro das novidades na organização de casamentos, está surgindo uma nova tendência na Europa. As revistas e sites especializados no assunto apontam o Late Night Party como o novo estilo de casamento que está fazendo sucesso entre as noivas europeias.
E como o nome já diz, o objetivo é que a festa seja realizada bem tarde da noite, dispensando a tradicional recepção e o jantar para os convidados. Isso acarreta uma série de mudanças que, inclusive, fazem com que os custos da festa sejam reduzidos.
Para saber um pouquinho mais sobre a nova tendência e entender como organizar um Late Night Wedding, o TodaEla conversou com a Tatiane Amaro, organizadora de eventos do Atelier 16, que revelou dicas importantes para os casais que estão prestes a subir ao altar. Confira!

Um novo conceito em casamentos


 
Fonte: Thinkstock
O principal atrativo do Late Night Party é comemorar o casamento com muita música e dança em uma festa que não tem hora para acabar. Isso não significa que os noivos precisem abrir mão da cerimônia religiosa, a diferença é que ela não precederá a festa.
A organizadora de eventos Tatiane Amaro explica que, enquanto costumamos convidar amigos e familiares tanto para a cerimônia quanto para a recepção, o estilo de festa que vem da Europa permite que sejam feitas duas listas de convidados. A seleção de pessoas que devem comparecer à cerimônia religiosa será mais ampla. Para a festa, os noivos devem reservar espaço para familiares e amigos íntimos.
A diferença fundamental entre esse novo formato de casamento e as celebrações tradicionais é que o casamento religioso acontece pela manhã ou logo no começo da tarde. Depois de selar os laços, os noivos tiram as fotos com os presentes na própria igreja e todos vão para casa. O que a princípio parece estranho, tem sua explicação algumas horas depois.
No período da noite, em vez de oferecer um jantar, os noivos recebem sua segunda lista de convidados para uma festa com muita música, dança e diversão. Como o objetivo é celebrar a união do casal em uma festa badalada ao lado dos amigos e familiares mais próximos, a pista de dança é a atração principal. E como os convidados podem dançar a noite inteira, Tatiane salienta que a festa se inicia geralmente após às 22 horas e segue madrugada adentro!
A decoração, o buffet e os trajes
Tatiane Amaro lembra que o novo modelo de festa se enquadra muito bem no perfil de jovens noivos que desejam realizar um casamento mais informal. Por esse motivo, os detalhes não precisam seguir o padrão das celebrações tradicionais.
A organização de um Late Night Party começa pela escolha do espaço onde a festa será realizada. Tatiane recomenda que os noivos procurem opções de bares e baladas que ofereçam atrações e estilos musicais que animem os convidados e tenham estrutura para receber a festa. Isso significa que o salão ou buffet com mesas e cadeiras está dispensado nesse modelo de casamento.
 
Fonte: Thinkstock
No lugar de risotos, massas e saladas entram aperitivos, petiscos e muitas bebidas. Aliás, as bebidas são fundamentais para manter os convidados cheios de energia e animação para dançar até o dia amanhecer. As comidinhas oferecidas também devem ser servidas em porções pequenas e precisam ser pensadas para se comer em pé para que os convidados possam beliscar sem parar de dançar.
Os trajes seguem o estilo descontraído da celebração e isso permite que os noivos inovem na hora de escolher as roupas. A noiva pode apostar em dois vestidos diferentes para celebrar o casamento: um longo para ser usado na cerimônia religiosa e um modelo curto que a deixe livre para poder se divertir durante a festa. A maquiagem e o penteado também podem variar de acordo com o vestido e deixar a noiva ainda mais glamourosa nas duas ocasiões.
Os convites e as lembrancinhas


 
Fonte: Thinkstock
Como se trata de uma maneira diferente de celebrar um casamento é importante que os seus convidados sejam avisados. Tatiane Amaro recomenda que os convites ou o site do casal contenham esse tipo de explicação, deixando bem claro de que se trata de duas cerimônias diferentes com um grande intervalo de tempo. Ainda, nunca é demais reforçar a explicação pessoalmente quando estiver entregando os convites aos familiares e amigos.
Apesar do Late Night Party ser um modelo de casamento que foge das convenções, é de muito bom tom oferecer uma lembrancinha aos convidados. Além de agradar àquelas que prestigiaram a sua festa e estiveram presentes em um momento tão importante da vida do casal, é uma forma de garantir que eles possam recordar os bons momentos do seu casamento.
Se os noivos quiserem presentear todos os convidados, podem escolher lembrancinhas para serem entregues logo após cumprimentos, na saída da cerimônia religiosa. Aqui a variedade de opções é grande, pois os convidados se encaminharão em seguida para suas casas levando a lembrancinha. Já na festa, a ideia é investir em itens que possam ser usados durante o evento. A opção mais requisitada nessas ocasiões são os chinelos personalizados, que trazem um pouquinho do casal e ainda servem para deixar os convidados mais confortáveis para celebrar.
Momentos especiais
Tatiane Amaro ressalta que, mesmo sendo uma festa informal, é possível manter algumas tradições de maneira criativa. O casal pode pensar em formas diferentes de fazer a entrada. No ponto alto da festa, os noivos ainda podem presentear os convidados com uma performance especial, basta escolher uma música que combine com a festa e combinar com o DJ o momento em que os pombinhos vão invadir a pista. Lembrando que as valsas e músicas lentas não combinam com o estilo da festa, então, solte sua criatividade e aposte na descontração.
 
Fonte: Thinkstock
O momento de jogar o buquê é uma atração tradicional, mas que por ser tão divertida e especial para a noiva, vale a pena ser aproveitada no Late Night Party. Mais uma vez, aposte na criatividade e divirta-se com as madrinhas e amigas que desejarem entrar na disputa. Uma ótima maneira de inovar é trocar as flores por um boneco que represente Santo Antônio, o santo casamenteiro. A contemplada poderá guardar uma lembrança especial do momento e, com a ajuda do santo, terá casamento na certa!
Economize com o Late Night Party
Tatiane Amaro lembra que os custos desse novo formato de casamento são consideravelmente menores, já que dispensa os altos preços de um buffet que costuma cobrar pelo número de convidados. A organizadora ainda ressalta que, em geral, a música faz parte do serviço que a casa vai oferecer aos noivos e a decoração do espaço não exige tantos detalhes quanto um salão alugado especialmente para o casamento. Alguns pequenos arranjos de flores e uma mesa de bebidas e aperitivos bem decorada dão conta do recado sem representarem um alto investimento.
 
Fonte: Thinkstock
Tatiane alerta os noivos que têm interesse em realizar esse tipo de festa de que é preciso combinar e, se necessário estipular por escrito, como funcionará o controle e o pagamento das bebidas consumidas pelos convidados. Isso é fundamental para evitar incômodos e dores de cabeça, já que as bebidas representarão um dos maiores custos da festa.
No restante, com uma lista de convidados mais enxuta, um número reduzido de garçons e sem a necessidade de contratar um buffet para servir o jantar e uma banda ao vivo, além de alugar mesas, toalhas, taças e escolher muitos arranjos de flores, certamente sua festa será muito mais em conta, sem perder o estilo e a sofisticação que o momento pede.

Fonte: www.uol.com.br
Por Fabrizia Ribeiro em 05/04/2012 11:14, em Comportamento